segunda-feira, 11 de junho de 2012

ADEACAMP é Tetracampeã de Rugby


Mais uma vez, de forma invicta e de maneira imbatível a equipe ADEACAMP de Campinas sagrou-se vencedora do Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas de 2012, em competição realizada entre os dias 30 de maio e 03 de julho no SESC Caiobá na cidade de Matinhos – PR. Tá quase impossível quebrar a hegemonia da ADEACAMP. Qual equipe se habilita para 2013?

Com a organização da Associação Brasileira de Rúgbi – ABRC e apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro- CPB a 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas reuniu 09 (nove) equipes, sendo 04 (quatro) equipes da 1ª Divisão e 05 (cinco) equipes da 2ª Divisão. Em jogos alternados (por divisão) a competição se deu mediante à confrontos direto, entre as equipes, em um total de 20 (vinte) jogos, entre fase de classificação, semifinais e finais, credenciando às 02 (duas) primeiras colocadas da 2º. Divisão a ascensão para a 1ª. Divisão.

Em decorrência da ausência das equipes Viva as Diferenças/Tigres Quadrugby de São Paulo e da Associação dos Deficientes do Gama e Entorno – ADGE/Águias do Gama do Distrito Federal – ambas credenciadas para disputar a 1ª. Divisão – não houve descenso, cabendo à disputa entre as equipes, da Associação Esporte Adaptado de Campinas – ADEACAMP de São Paulo, a Organização Para o Movimento e o Esporte Adaptado – OMDA de Florianópolis – SC, a equipe BH Rugby Clube das Minas Gerais e a Santer Quadrugby do Rio de Janeiro.

Entre as equipes da 2ª. Divisão os confrontos se deram pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos – ANDEF e Rio Quad Rugby Clube – RQRC do Rio de Janeiro, a Associação Paraolímpica de Campinas – APC de São Paulo, a Saúde e Esporte – Gladiadores Curitiba Rugby em Cadeira de Rodas do Paraná e a recém formada Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby – BSB do Distrito Federal, no qual a equipe da BSB sagrou-se campeã ao vencer na final os Gladiadores por 86 x 33, credenciando ambas equipes a ascensão para a 1ª. Divisão no ano de 2013.

Já entre os confrontos da 1ª. Divisão sagrando-se campeã (em seu quarto ano consecutivo) a equipe da ADEACAMP, após vencer na grande final a equipe OMDA por 69 x 28; cabendo a terceira colocação para BH Rugby Clube após vencer os cariocas da Santer Quadrugb, pela diferença de um gol, em disputa eletrizante por 46 x 45.

Este ano a surpresa da competição ficou por conta da equipe anfitriã. Com apenas alguns meses na prática do rugby em cadeira de rodas, em sua segunda participação em competições nacionais, os Gladiadores de Curitiba, após vencer na fase de classificação APC, ANDEF e Rio Rugby conquistaram o vice-campeonato, garantindo a segunda vaga para elite do rugby nacional em 2013.

Os destaques individuais ficaram por conta dos atletas Fabio Alves da ADEACAMP e Rafael Roffmam da OMDA, respectivamente eleitos como os melhores jogadores de defesa e de ataque da 1ª Divisão. Enquanto que os atletas Leo Amorim e José Higino da BSB, respectivamente foram eleitos os melhores defensor e atacante da 2ª. Divisão. A artilharia da 1ª Divisão ficou  com Alexandre Taniguchi da ADEACAMP e da segunda para José Higino da BSB.

Com o intuito qualificar o desempenho da nossa arbitragem nacional, os técnicos das equipes também elegeram o melhor arbitro do campeonato, cabendo o titulo ao arbitro Adeilton ‘Panda’ Sene.

Esse ano o desapontamento ficou mais uma vez por conta das equipes do Rio de Janeiro. ANDEF e Rio Quad Rugby Clube não conseguiram desenvolver uma regularidade na competição, se mantendo na 2ª Divisão, ficando respectivamente na 4ª e 5ª colocação. Enquanto que os cariocas da Santer Quadrugby não conseguiram suplantar os mineiros do BH Rugby na disputa pelo 3º. Lugar da 1ª. Divisão.

E como de praxe, o Brasileiro de Rugby de 2012 teve seu desfecho com a convocação da nova seleção brasileira. O técnico Antonio Manoel, auxiliado por Rafael Botelho convocaram 14 atletas que são: Armando da Silva, Fábio Alves, Bruno Damaceno, Alexandre Taniguchi, Luis Fernando, Alexandre Giuriato, Helder Ribeiro, Rafael Hoffmann, Raphael Lucena, Moisés Batista, Francisco Teixeira, Davi Rodrigues, José Higino e Guilherme Camargo.

Para a temporada de 2013 a 1ª Divisão será composta por ADEACAMP, OMDA, BH Rugby, Santer Quadrugby, BSB e Gladiadores. Já a segundona, a princípio, fica formada por APC, ANDEF, Rio Quad Rugby, Águias do Gama e Tigres Quadrugby.

Independentemente de divisões, resultados, classificações, bonificações etc e tal o Rio Quad Rugby Clube felicita a todos que estiveram em Matinhos fortalecendo o Rugby Brasileiro.

Vida longa ao Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil.

Até a próxima !!!

Rugby Rioooo...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...