Em sua 3ª edição, o Campeonato Brasileiro de Rúgbi em Cadeira de Rodas ocorrido entre os dia 18 e 22 de maio na cidade de Ceilândia - DF teve como campeã a equipe da Associação de Esportes Adaptado de Campinas – ADEACAMP, ficando o Rio Quad Rugby Clube – RQRC em 4º. lugar.
Em uma campanha invicta a equipe de Campinas tornou-se a primeira bicampeã brasileira da modalidade, ao vencer na final a equipe Viva as Diferenças Tigres Quadrugby de São Paulo. Ao saber, que ambas já haviam se enfrentado na fase de classificação, tendo a ADEACAMP ficado em primeiro lugar no Grupo Azul, credenciada a enfrentar nas semifinais o RQRC, primeiro no Grupo Verde, tendo a equipe Centro de Referência Guerreiros da Inclusão, alcançado, o primeiro lugar do Grupo Amarelo.
Na primeira fase do campeonato, jogaram todos contra todos dentro dos grupos. Os primeiros colocados de cada grupo e o segundo colocado do grupo azul se classificaram para as semifinais.
Em uma heróica participação, com alguns desfalques o RQRC na fase de classificação venceu as estreantes em competições nacionais a Associação Niteroiense de Deficientes Físicos – ANDEF e a Associação dos Deficientes do Entorno e do Gama – ADEG
Em uma heróica participação, com alguns desfalques o RQRC na fase de classificação venceu as estreantes em competições nacionais a Associação Niteroiense de Deficientes Físicos – ANDEF e a Associação dos Deficientes do Entorno e do Gama – ADEG
Já na Semifinal I o RQRC sucumbiu e foi facilmente batido pela ADEACAMP, enquanto que na Semifinal II Tigres Quadrugby, em um jogo equilibradíssimo, superou a Guerreiros da Inclusão, restando aos perdedores das referidas semifinais a disputa do 3º. lugar, com direito a podium, no qual a equipe da Guerreiros da Inclusão levou a melhor, cabendo ao RQRC a honroso 4º. lugar.
Com a participação de dez equipes, divididas em três grupos, sendo desta, seis estreantes no cenário brasileiro do Rúgbi Adaptado, fazendo representar os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minais Gerais e Distrito Federal, os embates em quadra se deram, em meio a três ‘WO’ por parte da equipe SOCEL do Rio de Janeiro, sentindo-se a ausência da equipe OMDA, representante do estado de Santa Catarina. Com destaque para os atletas Alexandre Taniguchi da ADEACAMP e Helder Junior do Tigres Quadrugby, respectivamente melhor atacante e melhor defensor do campeonato, sendo ambos preconvocados para compor a seleção brasileira.
A modalidade, introduzida no Brasil no ano de 2005, pelo Professor Moyses Sant’anna por conta dos Jogos Mundiais de Cadeira de Rodas e Amputados – Tributo à Paz, realizado na Cidade do Rio de Janeiro, a cada ano vem ganhando adesão de novos atletas, com o surgimento de novas entidades e equipes preterindo a prática do Rúgbi Adaptado. Porém há de convir, que é preciso estabelecer uma estratégia paradesportiva, no que tange a competitividade, nas próximas edições do campeonato, de modo a equiparar as forças entre as equipes, ao se tratar de esporte de rendimento.
Dentre as estratégia, a princípio, ainda que de caráter individual, seria a contemplação da Bolsa Atleta, por parte do Ministério do Esporte aos atletas do Rúgbi Adaptado que cumpriram as exigências processuais no ano de 2009, relativo ao ranking de 2008, que até então aguardam o empenho da bolsa, para poderem complementar o investimento que vêem tendo para garantir uma aceitável performance nas competições. Ao saber, que já em pleno mês de maio, sequer, abriu as inscrições para 2010, relativo ao ranking de 2009. Algo, que precisa ter um desfecho favorável a esses atletas, independentemente de Categoria de Bolsa.
O surgimento de novas equipes é uma perspectiva que esta diante de nós. Sem dúvida!!! Porém, sem investimento básico em equipamentos, acessórios e formação profissional específica, em conjunto com os gestores públicos e privados, comprometido com o universo paradesportivo, é um risco que pode vir a frustrar os proponentes à prática do Rúgbi Adaptado em nosso país.
Saudações Rugbeira !!!
Até o Próximo,
Rugby Rioooooooooooooo...
Programa e Resultado dos Jogos
Jogos da 1ª fase – 19/05 (quarta-feira)
11 h - ADEACAMP 1 x 0 SOCEL *WO
MOCIPEDH 8 x 27 Tigres Quadrugby
13 h - Guerreiros da Inclusão 34 x 18 IBDD
RQRC 23 x 15 ANDEF
15 h - ADEACAMP 33 x 0 MOCIPEDH
Tigres Quadrugby 32 x 02 SOCEL
17 h - BH Rugby 8 x 44 IBDD
ANDEF 28 x 21 ADGE
Jogos da 1ª fase – 20/05 (quarta-feira)
10 h - Guerreiros da Inclusão 56 x 09 BH Rugby
RQRC 35 x 12 ADGE
14 h - ADEACAMP 54 x 16 Tigres Quadrugby
MOCIPEDH 41 x 01 SOCEL
Jogos da 2ª fase – 21/05 (quarta-feira)
10 h - MOCIPEDH 19 x 54 IBDD
SOCEL 0 x 1 BH Rugby *WO
14 h - Semifinal I – ADEACAMP 72 x 07 RQRC
16 h - Semifinal II – Guerreiros da Inclusão 34 x 37 Tigres Quadrugby
18 h - ANDEF 46 x 02 MOCIPEDH
ADGE 1 x 0 SOCEL *WO
Fase das Decisões – 22/05 (sábado)
10 h - Decisão do 8º lugar – ADGE 32 x 20 BH Rugby
14 h - Decisão do 5º lugar – ANDEF 16 x 42 IBDD
16 h - Decisão do 3º lugar – RQRC 16 x 50 Guerreiros da Inclusão
18 h - Final – ADEACAMP 68 x 22 Tigres Quadrugby
19h30 - Premiação e Encerramento
Classificação Final
1º ADEACAMP
2º Tigres Quadrugby
3º Guerreiros da Inclusão
4º RQRC
5º IBDD
6º ANDEF
7º ADGE
8º BH Rugby
9º MOCIPEDH
10º SOCEL
PARABÉNS PRA CABEÇADA DO RQRC
ResponderExcluirJOGARAM MUUUITO
PARABÉNS DE MONTAUM
ResponderExcluirTIRARAM LEITE DE PEDRA