sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rio Rugby Agregando Valores Inclusivos


Verão carioca bombando, com dias de temperatura superando os 40 graus (na sombra) e o Rio Rugby na pista, agregando valores junto às entidades parceiras em prol do movimento socioinclusivo.

Sem medir esforços o clube vem colaborando, ainda que de maneira participativa, em eventos e ações compartilhadas, se mantendo no compromisso de garantir a igualdade de oportunidade para todos, independentemente, das diferenças/deficiências mediante as diversas práticas – não se restringindo apenas ao esporte e ao lazer – no sentido de complementar as iniciativas socioinclusivas, no que tange ao paradigma da inclusão da pessoa com deficiência no contexto social.

Empenho esse graças à colaboração de atletas e comissão técnica que tem apoiado as inúmeras iniciativas que o calendário carioca vem proporcionando as pessoas com deficiência. Com destaque para a nossa (assídua) participação no XXIV Torneio de Pesca Adaptada – Troféu Solidariedade, que aconteceu no dia 12 de fevereiro no Paredão da Urca no qual os atletas do RQRC Erilandio Gonçalves e José Flavio de Barros ‘fisgaram’ medalha e troféu e ainda levaram o pescado pro almoço. Sendo Erilandio (na categoria dupla), auxiliado por Hamilton Nascimento, profissional da Confederação Brasileira de Pesca Desportiva Submarina – CBPDS garantiram o 3º. lugar com 80 pontos, mesma colocação para o Flávio na categoria individual, porém com apenas 10 pontos.

Promovido pela Confederação Brasileira de Pesca Desportiva Submarina – CBPDS e o Clube Barracuda de Desportos - CBD, desde 1987, sob a direção do Dr. Eduardo Bracony, sendo que em seu terceiro ano consecutivo com a parceria do Espaço Novo Ser - ENS, o tradicional torneio aconteceu (como sempre) em clima bem família, em um sábado de céu azul e sol radiante, diante da Enseada de Botafogo, tendo ao fundo o Cristo Redentor a nos abençoa.





Já no último domingo, dia 20 de fevereiro, mediante a relevante iniciativa do
Instituto Convivendo – IC aconteceu na Quadra da Canitar no Complexo do Alemão o primeiro (de muitos) evento de caráter socioinclusivo intitulado Incluindo o Alemão.




Evento com intuito de agregar valores por meio de ações afirmativas nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro e, por conseguinte fortalecer iniciativas socioinclusivas, o Instituto Convivendo – IC com o apoio do Rio Quad Rugby Clube – RQRC, Associação de Apoio as Pessoas Portadoras de Deficiências da Zona Oeste – ADEZO, Centro de Saúde Mental Físico de Desporto - CSMFD da Policia Militar do Rio de Janeiro, Força de Pacificação do Complexo do Alemão, dentre outras entidades, que na oportunidade promoveu diversas atividades, dentre os quais jogos recreativos e paradesportivos, sendo desta feita rugby adaptado; no qual, o clube, possibilitou que alguns dos presentes pudessem interagir jogando.

Com a cobertura da TV Brasil o Incluindo o Alemão contou com a apresentação de música e exposição de quadros de pintores da Associação de Pintores com Boca e os Pés – APBP, bem como de artesões e autores da comunidade local.

Como se não bastasse a participação do RQRC nestes dois importantes eventos, o clube ainda no período de recesso de treinos, se fez presente no Projeto Praia Para Todos www.praiaparatodos.com.br no qual em sua 2ª. edição, acontecendo todos os sábados das 09:00 às 14 horas no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca, promovendo atividades inclusivas de esporte e lazer para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de ambos os sexos, abrangendo todas as idades; sem as rotineiras barreiras arquitetônicas que inviabilizam o lazer mais democrático da Cidade Maravilhosa, com banho de mar orientado, inúmeras atividades e jogos recreativos, bem como a iniciação ao esporte adaptado, com destaque para o surf adaptado e o vôlei sentado, com intuito de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, através de prazerosos momentos de descontração e alegria em pleno ar livre.



Assim como na participação da Feijoada da Alegria, que rolou no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, promovido pela GRES Embaixadores da Alegria www.eusouembaixador.blogspot.com.

Em meio aos ingredientes samba, feijão e alegria a primeira escola de samba inclusiva do país, sob a batuta do Mestre Riko a Bateria Fina Batucada ditou o ritmo da festa, botando pra sacudir os componentes da agremiação, que pelo quarto carnaval consecutivo vai desfilar no Sambódromo do Rio no Sábado das Campeãs, inovando mais uma, ao trazer dois carros alegóricos.

Evento no qual se valeu para escolher o samba que vai conduzir o enredo O Sol é Luz é Vida a Embaixadores Ilumina a Avenida, com desenvoltura e animação, juntos com os 1.800 componentes da escola, sendo a bela composição da autora Vanessa Valverde a vencedora da acirrada escolha.

E dentro desse clima de carnaval o RQRC traz algumas dicas inclusivas, para curti a maior festa popular do planeta, sendo a boa:

No dia 04 de março é a vez de cair na folia no “Senta Que eu Empurro”. O bloco ganha as ruas do bairro do Catete para cantar por acessibilidade, com estimativa de reunir cerca de 500 foliões com e sem deficiência. Concentração a partir das 18 horas na Rua Artur Bernardes em frente ao nº 26 A. Camiseta do bloco por R$ 15,00. Informações: 3235-9290 (Ana Cláudia ou Amanda).

Na sequência temos no dia 05 de fevereiro pela manhã no Praia Para Todos www.praiaparatodos.com.br o Bloco da Radix, que entre um mergulho e outro, vai botar o Posto 3 da Barra da Tijuca pra sacudi. Informações Tel: 21 3904-2614 ou 7708-5532 (Nena ou Cris).

Já o Bloco Gargalhada www.blocogargalhada.com desfila no domingo, dia 6, às 16 horas, no bairro boêmio de Vila Isabel, sendo a concentração na Associação Atlética Vila Isabel, Av. 28 de Setembro, Nº 160, a partir das 13:00.

Há sete anos o bloco vem promovendo a inclusão de surdos no carnaval. Com destaque para os surdos que tocam tocando ganzás. Em uma parceria com o Grupo Anjos de Visão a agremiação vai comunidade que congrega PcD esta ampliando a inclusão de foliões cadeirantes, cegos, anões, deficiente intelectual... Enfim pessoas com e sem deficiência estarão desfilando juntas com descontração e alegria.

Com a mesma irreverência de sempre o bloco, esse ano em seu enredo vem "homenageado" o Tiririca - a grande piada séria de 2010.

Lembrando a moçada que fez inscrição no COMDEF-Rio para aquisição de convites para assistir os desfiles das escolas de samba no Setor 13 do Sambódromo do Rio o prazo para a retirada dos ingressos é até o dia 02 de fevereiro. Salientando que a pessoa que fez a inscrição pode solicitar que alguém pegue os ingressos, desde que esta, esteja de posse da cópia do RG do beneficiado a gratuidade.

Então é isso, para quem é do Ziriguidum, bom carnaval. E pra quem é do Retiro Espiritual, bom descanso.

De um jeito ou de outro, que possamos contribui para que tenhamos uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Rugby Riooooooooooo...



2 comentários:

  1. UFA UFA,
    RELATÓRIO MASTER
    GERAL NUMA SÓ.
    PRBNS

    ResponderExcluir
  2. Excelentes desenvolvimentos,
    com ampla divulgação da inclusão de modo abrangente, tanto das pessoas qto no contexto social e de ambientação na estrutura fisica da nossa cidade do Rio de Janeiro!!!
    PARABENS a todos os envolvidos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...